Oficinas Pedagógicas

Oficina Apoio Pedagógico:

A oficina Apoio Pedagógico objetiva “construir competências indispensáveis para o processo de aprendizagem, sanando as principais dificuldades do educando para uma melhor percepção do mundo em que vive”. Ela é baseada nos quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a ser, aprender a conviver e a aprender a fazer. A Oficina Apoio Pedagógico é facilitada pelo educador de referência da turma, momento em  que as crianças e adolescentes realizam tarefas escolares, vivenciam a leitura e a escrita (alfabetização), compreendem a relevância de trabalhar algumas datas comemorativas, desenvolvem a motricidade fina e ampla; entre outros. No Projeto Criança Cidadã essa oficina é contrapartida do Centro de Formação Teresa Verzeri Esteio, sendo executada somente lá. Pelo fato dessa oficina se relacionar com a política da educação, trabalhamos de forma integrada com as escolas e são previstas visitas às escolas no projeto.

Oficina de Letramento/Leitura:

A Oficina Letramento e Leitura é uma inovação da entidade, oportunizada a partir do Projeto Criança Cidadã, tem como objetivo desenvolver a leitura e escrita de maneira dinâmica, estimulando o imaginário, a criação e despertando nos educandos o interesse pela leitura. Jogos, músicas, brincadeiras e histórias compõem os instrumentais do plano pedagógico desta atividade socioeducativa. Ainda dentro da oficina de Letramento e Leitura está prevista uma Campanha de Arrecadação de Livros e organização de uma biblioteca aberta a comunidade. No Projeto Criança Cidadã esta oficina é executada no Centro de Formação Teresa Verzeri Esteio.

Oficina de Educação Ambiental:

É desenvolvida através de atividades teóricas e práticas que propiciam o conhecimento e a reflexão sobre o meio ambiente, visando à conscientização dos educandos e despertando neles atitudes que assegurem a preservação ambiental. É uma estratégia pedagógica em que se procura aprender através do contato com a natureza ou com o contexto biofísico e sociocultural do entorno do Centro de Formação Teresa Verzeri Esteio e da comunidade. Alguns dos temas trabalhados na oficina são: importância do meio-ambiente (natureza e ambientes que nos cercam e fazemos parte), cuidado, responsabilidade, poluição, resíduos sólidos e ambientais, consumo consciente, entre outros. Incluída na oficina de Educação Ambiental há a proposta de criação de uma horta comunitária. No Projeto Criança Cidadã esta oficina é executada no Centro de Formação Teresa Verzeri Esteio.

Oficina de Musica:

A Oficina de Música propicia aos educandos aproximação ao universo musical, estimulando o aprendizado através de jogos e brincadeiras musicais, a exemplo dos sinos e as escadas musicais, desenvolvendo a coordenação motora, a desenvoltura e o aprimoramento dos sentidos. Com esses equipamentos de musicalização conseguimos integrar o canto coral e outros instrumentos musicais, como forma de desenvolvimento da cultura musical e artística. Esta oficina prevê apresentações artísticas dos educandos, no intuito de promover a autoestima dos educandos e divulgar o trabalho desenvolvido. No Projeto Criança Cidadã esta oficina é executada no Centro de Formação Teresa Verzeri Esteio, na Redipasc, núcleo Guajuviras, e na CMEB Luiza Silvestre Fraga.

Oficina de Dança:

A realização de oficina de dança com as crianças e adolescentes representa uma oportunidade para desenvolver o gosto pela dança, a sensibilidade, a percepção, a observação, a criatividade e a integração, incluindo-se habilidades física e relacionamento social com aspectos culturais. A dança tem como objetivo pedagógico a valorização da expressão corporal como forma natural de comunicação, além de favorecer a compreensão do espaço, ritmo e sintonia com o grupo. No Projeto Criança Cidadã esta oficina é executada no Centro de Formação Teresa Verzeri Esteio, na Redipasc, núcleo Guajuviras, e na CMEB Luiza Silvestre Fraga.